Quinta, 31 de Outubro de 2019 às 19:20
Um importante projeto foi realizado nas escolas do município, sob a coordenação das Secretarias de Saúde e Ensino, sendo executado pela Nutricionista Caroline Panosso, e enfermeiras Daniani Castione e Camila Danielle.
A ação teve como proposta identificar, através da verificação de peso e estatura, o IMC e o estado nutricional de cerca de 914 estudantes, nas faixas etárias de 6 a 18 anos, do município, ocorrendo assim, o levantamento nutricional dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede púbica de Ametista do Sul.
O projeto iniciou no mês de setembro, se estendendo até outubro, quando foram feitas as visitas nas escolas e coletados os dados dos estudantes. Os resultados já está sendo disponibilizado as direções das instituições de ensino.
O trabalho constatou que 68% dos alunos analisados estão com o IMC adequado para a idade. A proposta da equipe é atuar para que os dados de mantenham, e ao mesmo tempo, promover ações para atender a parcela que não está dento da normalidade.
- Todo trabalho realizado teve o aval da escola, e foi importante para que possamos a partir dos resultados, traçar metas e estratégias nutricionais, além da promoção da atividades que possam ser realizadas de maneira lúdica, como jogos, palestras, músicas, para orientar essas crianças e jovens quanto a necessidade da alimentação saudável. Destacou a Nutricionista Caroline Panosso.
Para o Secretário de Saúde, Pablo Alexandre dos Santos, o projeto é relevante, é contribuirá para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção a saúde. ‘Parabenizo a todos os envolvidos, que não mediram esforços para desencadear este conjunto de estratégias criadas para promover alimentação e hábitos saudáveis. O ambiente escolar é considerado um excelente lugar para o desenvolvimento de ações direcionadas a promoção de saúde e a qualidade de vida’, frisou Pablo.
Fonte: Assessoria de Imprensa