Quarta, 22 de Maio de 2019 às 16:04
Agentes de saúde do Município, em conjunto com a vigilância sanitária, promoveram um mutirão de vistoria em residências e estabelecimentos comerciais, visando eliminar possíveis focos do aedes aegypti. Atuaram nas visitas 16 profissionais, 15 agentes de saúde e um agente de endemias.
As equipes atuaram eliminando reservatórios e orientando a população quanto a importância de não acumular água, já que tal fator atrai o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
A ação foi de extrema importância, tendo em vista o aumento dos casos de dengue em toda região e atualmente Ametista do Sul não apresenta nenhuma contaminação, para tanto, se faz necessária a conscientização.
O setor de vigilância sanitária aproveitou as visitas para realizar o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa. Ele é promovido quatro vezes ao ano, e serve para medir o nível de infestação do mosquito no Município. O resultado deste levantamento será entregue em 15 dias, já que as amostras de larvas são encaminhadas ao laboratório da 19ª coordenadoria e posterior lançados no sistema. No último LIRAa Ametista do Sul encontrava-se com risco médio de infestação, e em sinal de alerta, já que temos o mosquito aedes, porém não estão contaminados.
Fonte: Assessoria de Imprensa