Quinta, 14 de Maio de 2020 às 22:41
O viveiro municipal de Ametista do Sul foi implantado através de recursos oriundos do Fundo Social da Cooperativa Sicredi, e está em fase de operacionalização.
O horto foi implantado tendo por objetivo proporcionar a recuperação e utilização de um espaço público, através da construção de um viveiro de mudas de plantas ornamentais, medicinais e arbóreas, promovendo educação ambiental. O projeto foi planejado pelo Poder Público Municipal, através do Departamento Ambiental, em parceria com a Emater-RS/Ascar, e a execução e operacionalização conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo.
A produção das mudas ornamentais de flores foi iniciada na primeira semana de maio, com o plantio de mais de 3.500 sementes, as quais, em breve estarão florindo nosso Município. A Secretária Municipal de Turismo, Mauricia Schmidt Gheno, salienta que “o poder público tem como objetivo realizar um trabalho muito importante de conscientização e educação ambiental, tornando nossa cidade mais bonita, nossa praça central e canteiros das vias principais mais agradáveis, por meio do plantio de mudas ornamentais, e claro fazer do viveiro um local para visitação tanto de alunos da rede escolar quanto a visitantes da região. Contamos com a parceria de toda a população para que essas mudas sejam bem cuidadas e preservadas, por que elas melhoram a qualidade do ar e embelezam ainda mais nossa cidade. E agradecer a Sicredi por acreditar no projeto e investir, Ascar/Emater pelo apoio”, frisou.
Já a Extensionista Rural, Tatiane dos Santos, destaca que a preservação da biodiversidade através do resgate e identificação de plantas bioativas é um dos aspectos a serem trabalhados com a implantação do viveiro municipal, “nesse sentido lançamos nessa semana a Campanha “Doe uma Muda” para que a comunidade Ametistense possa doar mudas de plantas medicinais, aromáticas e condimentares para serem replicadas no viveiro, e na sequência, distribuídas a quem não tenha”, conta.
O Prefeito Municipal, Gilmar da Silva, conclui que este trabalho é muito importante para Ametista do Sul. ‘Com nosso viveiro em funcionamento estamos produzindo as flores que vão embelezar nossos espaços públicos, além disso, utilizando de um lugar que antes só servia como acúmulo de lixo, já que muitas pessoas depositavam impropriamente materiais no local. Estamos bem contentes com o trabalho que vem sendo realizado em nosso viveiro’. Apontou.
Fonte: Assessoria de Imprensa