Quinta, 16 de Maio de 2019 às 22:05
Aconteceu no dia 16 de maio de 2019, no auditório da Prefeitura Municipal, uma importante reunião de sensibilização do Programa Fomento a Inclusão Social e Produtiva, etapa IV. Em Ametista do Sul serão contempladas 20 famílias que se encontram em situação de pobreza, ou seja, renda de até R$89,00 por membro familiar, que estão inscritas no CADÚnico e possuem DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Esse acordo de cooperação técnica é feito entre Governo Federal e a conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SAPDR) do RS, a Emater/RS-Ascar.
Dentro do projeto está previsto a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), mais um recurso no valor de R$2.400,00 (não reembolsáveis), divididos em duas parcelas, para cada família. Em contrapartida, deverão executar um projeto produtivo, juntamente com os extensionistas da Emater, objetivando aprimorar a produção para autoconsumo, a alimentação e segurança alimentar, a autoestima, inserindo as famílias na sociedade, para que tenham acesso a outras políticas públicas, entre outros benefícios.
O acordo prevê também, capacitações técnicas sociais, quando as famílias terão diretos e deveres, acesso a políticas públicas, alimentação saudável, acesso a documentação. Ainda, prevê capacitações técnicas produtivas para melhorar os conhecimentos na área que irão executar o projeto produtivo como: produção de hortaliças, produção de frango, suínos e pomar doméstico. Trabalhando temas em parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias da Assistência Social e CRAS, Agricultura, Obras e Educação.
As famílias terão o acompanhamento da Emater/RS-Ascar por um período de 2 anos.
- Este programa é uma excelente oportunidade para que as famílias possam melhorar a alimentação para autoconsumo, com venda do excedente, melhorando a qualidade de vida, a inclusão social dos mesmos e possibilitando dentro do possível, que as famílias deixem de ser beneficiárias do bolsa família pelo aumento de renda. Apontou a Engenheira Agrônoma, Chefe do escritório municipal da EMATER/RS-ASCAR de Ametista do Sul, Joceani Dal Cero.
Fonte: Assessoria de Imprensa