Quinta, 07 de Fevereiro de 2019 às 15:27
Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019, uma reunião no auditório da Prefeitura Municipal, entre administração, donos de garimpos, Urest - Unidade Regional de Saúde do Trabalhador e pessoas ligadas ao setor. O encontro teve como objetivo discutir sobre os investimentos a serem realizados com os recursos oriundos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).
A CFEM é uma contraprestação paga à União pelo aproveitamento econômico desses recursos minerais.
Duas situações foram levantadas durante o debate. A Urest explanou sobre a necessidade enfrentada pela instituição, que está atuando sem recursos do estado, devido aos atrasos nos pagamentos. Também, vislumbrou-se a possibilidade da aquisição de equipamentos de proteção individual – EPI’s.
Ficou acordado que no próximo dia 25 haverá nova reunião para acompanhar a situação da Urest, e se necessário realizar o repasse para a Unidade, que reverte suas ações em prol dos garimpeiros, como pagamento de exames e consultas. Se houver a normalidade nos repasses, se optará pela compra dos EPI’s.
O Prefeito Gilmar da Silva apontou que acha fundamental ouvir as demandas e avaliar de forma coletiva quanto o destino dos recursos. ‘A causa é nobre e a destinação se fara relevante para ambas as situações. Estamos felizes que a conversa foi produtiva. Aguardemos as definições para darmos os encaminhamentos’, frisou.
Fonte: Assessoria de Imprensa