Terça, 26 de Junho de 2018 às 10:36
A lavra garimpeira é um regime de extração de substâncias minerais com aproveitamento imediato do jazimento mineral. O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) estabelece, mediante portaria, as áreas de garimpagem, levando em consideração a ocorrência do bem mineral garimpável, o interesse do setor mineral e as razões de ordem social e ambiental. Ou seja, para atuar na extração de minerais, é preciso ter uma permissão do DNPM.
Em nossa região existem atualmente, 220 garimpos que necessitam da renovação desse documento para poder trabalhar. Destes, 130 são do município de Ametista do Sul.
Buscando auxiliá-los nessa demanda, o Prefeito Gilmar agendou uma conversa com representantes do DNPM para agilizar essa liberação. Na última sexta-feira, 22 de junho de 2018, uma comitiva composta pelo Prefeito Gilmar da Silva, Presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai – Coogamai, Isaldir Antônio Sganzerla, o responsável técnico da Coogamai, engenheiro de minas Anderson Oliveira da Silva, o vereador e proprietário de garimpo Antônio Moacir Tonet, e o também proprietário de garimpo, Valmor Norbach, estiveram em Porto Alegre, participando de uma audiência com o Superintendente do DNPM-RS, Roberto Ferrari Borba, e com o técnico engenheiro de minas do DNPM-RS, Mário Bertol, para discutir sobre a renovação das Permissões de Lavra Garimpeira-PLG.
Os encaminhamentos foram positivos. Nesta segunda-feira, 25, uma nova reunião aconteceu, desta vez com a coordenadora do escritório da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) de Santa Rosa, Elenir Linauer, para discutir sobre alguns detalhes do Termo de Ajuste e Conduta (TAC), que deverá ser assinado nos próximos dias.
- Estamos esperançosos e lutando para que a liberação da permissão saia o mais breve possível. Temos hoje, apenas em Ametista do Sul, em torno de 1.200 garimpeiros que dependem desta renovação para seguir com suas atividades, gerando renda as famílias e ao nosso Município. Para chegarmos até aqui não foi nada fácil, mas acreditamos que em breve poderemos concluir este processo. Afirmou o Prefeito Gilmar da Silva.
Fonte: Assessoria de Imprensa