Quinta, 18 de Maio de 2023 às 11:01
Ametista do Sul dá um importante passo para a regulamentação da atividade de garimpo, no que se refere a destinação correta dos rejeitos. As informações são do prefeito Jadir Kovaleski e do secretário de obras Antônio Moacir Tonet, que cumpriram agenda em Brasília, nesta terça-feira, 16 de maio de 2023.
Há dois anos o senador Luis Carlos Heinze vem pleiteando por essa demanda, em prol da comunidade mineradora de Ametista do Sul.
Dentre as diversas reuniões ocorridas, em outubro de 2022, o senador esteve no Município em um debate com o diretor da Agência Nacional de Mineração Tasso Mendonça Junior, a gerente da Agência Nacional de Mineração da Bahia Carla Ferreira, o prefeito Jadir Kovaleski, o presidente do Sindipedras Gilberto Bortoluzzi, o presidente da COOGAMAI Isaldir Sganzerla, além de prefeitos da região, vereadores locais e regionais, lideranças, donos de garimpos e empresas ligadas ao setor de mineração.
‘Desde esse encontro tivemos uma grande mobilização para chegarmos no dia de hoje com a informação de que está tramitando na diretoria colegiada da ANM uma votação para que haja a inclusão do pó de rocha, do basalto, na PLG dos garimpos, e com isso, será permitido a comercialização dos rejeitos por empresa especializada. Com isso, vamos conseguir dar o destino correto aos rejeitos, trata-se de uma grande conquista para nossa mineração. Devemos agradecer ao senador Heinze, ao Tasso e a Carla da ANM, a COOGAMAI, e a todos que estão empenhados por essa causa.’ Aponta o prefeito Jadir.
Destaca-se que a votação ocorreu em primeira instância na diretoria colegiada da ANM. Seguimos na luta, e na expectativa de boas notícias em breve.
Fonte: Assessoria de Comunicação