Quarta, 26 de Outubro de 2022 às 15:44
Uma importante reunião aconteceu no dia 17 de outubro de 2022, no auditório da prefeitura, tendo por objetivo a apresentação do comitê de combate à dengue, plano de contingência e Lei Municipal.
A ação proposta pela Administração Municipal, foi coordenada pela secretaria municipal de saúde e vigilância sanitária, visando criar ferramentas que venham a prevenir e combater a chegada e possível proliferação do mosquito Aedes Aegypti, tendo em vista que Ametista do Sul teve um surto de dengue entre os meses de março a julho de 2022.
Com isso, a secretaria municipal de saúde, com suporte da equipe multidisciplinar, as enfermeiras dos ESfs, as agentes de combate e endemias e vigilância epidemiológica, criou um plano de ações que serão colocadas em prática e pede-se a ajuda da população nesse sentido.
Também, a Administração criou uma Lei que prevê multas, que variam de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 reais, caso sejam encontrados focos do mosquito em domicílios, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais.
- A intenção do Poder Público é que não precisemos colocar em prática esse plano de ações, que todos sejam conscientes e façam sua parte. Lembrando que após contaminado o individuo recebe tratamento para amenizar os sintomas, já que a dengue não tem uma medicação de cura. Ainda, existem exames para detecção da infecção, mas o mesmo não é disponibilizado pelo SUS, então estejamos atentos e em alerta, cada um fazendo sua parte. Cometa o prefeito Jadir Kovaleski.
Fonte: Assessoria de Comunicação