Sexta, 14 de Outubro de 2022 às 13:45
Ametista do Sul sediou na manhã desta sexta-feira, 14 de outubro de 2022, uma importante reunião sobre a regularização da atividade de garimpo, que tem prazo para destinação dos rejeitos até o final de 2024, alternativas de utilização dos rejeitos como fertilizantes (remineralizadores), entre outros assuntos.
O encontrou contou com a presença do prefeito Jadir Kovaleski, do presidente da Coogamai Isaldir Antonio Sganzerla, o diretor da Agência Nacional de Mineração Tasso Mendonça Junior, da gerente da Agência Nacional de Mineração da Bahia Carla Ferreira, do senador Luis Carlos Heinze, do presidente do Sindipedras Gilberto Bortoluzzi, além de prefeitos da região, vereadores locais e regionais, lideranças, donos de garimpos e empresas ligadas ao setor de mineração.
Os representantes da ANM trouxeram esclarecimentos e alternativas para o destino do rejeito, apresentando casos de minas que já estão promovendo o destino correto.
O senador Heinze sugeriu a criação de um grupo de estudos para elaboração de documento para a ANM, buscando alternativas de regularização da destinação dos rejeitos baseado na Resolução ANM 85/2021 e outros parâmetros legais.
Na oportunidade o professor da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Clóvis da Rosa, explanou sobre remineralizadores do solo.
- Foi um grande momento, que trouxe ideias e novas possibilidades para Ametista do Sul e toda região. Entendemos que o assunto é amplo, e traz linhas de trabalho que precisam de mais estudos, a ideia é de que juntos possamos construir um documento completo que possa dar segurança a donos de garimpos, a Coogamai e ao Município. Destaca o prefeito Jadir Kovaleski.
Fonte: Assessoria de Comunicação