Terça, 09 de Novembro de 2021 às 14:22
O projeto Nossa História tem como objetivo a elaboração de um livro e a organização de um memorial.
Para escrever o livro foi contratada a historiadora Jussara Prates, que é também nascida em Ametista do Sul.
As pesquisas já estão sendo realizadas em diversas fontes (livros, teses e dissertações acadêmicas sobre Ametista e região) sendo que, neste momento, estão sendo estudados os dois processos de emancipação, documentos que fazem parte do acervo do Arquivo Histórico do Estado do Rio Grande do Sul-APERS, os quais possuem ricas informações, pois os mesmos foram muito bem organizados. Na época as duas comissões pró-emancipação fizerem uma "radiografia" da localidade e esses dados estão sendo estudados para ajudar a compor o histórico do município. Os dois processos possuem fotografias que ajudarão a ilustrar o processo de desenvolvimento da cidade.
Também estão sendo estudados algumas reportagens, matérias e vídeos com entrevistas e conteúdos locais, a fim de aproveitar as fontes já produzidas sobre a cidade. O livro está sendo elaborado tendo como roteiro; informações fisiográficas e ambientais, afinal a sociedade se desenvolve a partir dos recursos que o ambiente oferece; dados estatísticos e mapas; Histórico do município e um encarte sobre o Turismo.
Para entender o desenvolvimento de um município é necessário realizar estudos sobre o processo regional, nesse sentido já foi realizado estudos sobre a ocupação da região do Alto Uruguai, pois essa foi a última a fazer parte das políticas oficiais de ocupação no território riograndense.
Sendo a História o resultado das vivências de uma comunidade a participação dos ametistenses será fundamental!
Por isso estamos convidando que participem dessa construção, a história da cidade pertence a todos.
Elaboramos um formulário eletrônico para facilitar a participação da comunidade (estamos em pandemia ainda) e mais adiante, serão realizadas algumas entrevistas presenciais e fotografias do município.
Para elaborar o encarte sobre turismo foi organizado um formulário específico que será encaminhado pela Secretaria de Turismo para os empreendimentos locais.
Documentação e registros: APERS (O Arquivo do estado).
Participe desse processo conosco, através do link:
https://forms.gle/8SnhWaoy9puj2i5E7
Fonte: Assessoria de Imprensa