Quarta, 15 de Abril de 2020 às 17:15
Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras.
A recomendação inicial era para que apenas os profissionais de saúde fizessem uso do produto. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, começaram a orientar as pessoas a usarem máscaras caseiras, pois podem funcionar como barreiras na propagação do vírus.
Assim, a Secretaria de Saúde de Ametista do Sul, contando com o trabalho de funcionários da pasta, agentes de saúde, visitadoras do PIM e voluntários da cidade, estão confeccionando o produto, que será usado pelos profissionais de saúde e em pacientes que chegarem até a unidade básica de saúde.
- Lembrando que as máscaras domésticas devem ser exclusivamente de uso pessoal e não devem ser compartilhadas. Ainda, usá-la não significa que devo parar com as demais medidas preventivas, tais como o isolamento social, a etiqueta da tosse e a higienização das mãos ou o uso de álcool gel 70%, e a limpeza e ventilação dos ambientes. Agradecemos a todos pela disponibilidade em auxiliar nessa missão. Destacou o Secretário de Saúde, Pablo Alexandre dos Santos.
Confira no link a Nota Informativa nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS, a qual traz as instruções para que a população possa produzir as suas próprias máscaras caseiras:
https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/04/1586014047102-Nota-Informativa.pdf
Fonte: Assessoria de Imprensa