Terça, 27 de Agosto de 2019 às 10:04
A Secretaria da Saúde (SES) realizou nesta segunda-feira (26) a entrega de equipamentos de proteção individual para garimpeiros em Ametista do Sul. Foram entregues no total 680 kits que serão distribuídos para os trabalhadores do município. A secretária Arita Bergmann foi à mina de extração em Linha Alta conversar com garimpeiros e entregar o material.
Entre os equipamentos distribuídos estão protetores auriculares, botas, capacetes e máscaras. O município tem 140 garimpos ativos com cerca de 900 garimpeiros produzindo 80% do PIB local com a extração da pedra ametista.
"Viemos aqui para celebrar o compromisso do Governo do Estado de cuidar da saúde do trabalhador", afirmou a secretária Arita. "Esses equipamentos, novos, ajudam muito na proteção", confirma o garimpeiro Andre de Barros, que trabalha 8 horas diárias na mina, ao lado de outros 24 garimpeiros.
O recurso para a compra dos equipamentos é do fundo de participação da exportação da pedra ametista minerada na região.
Saúde do Trabalhador
A Unidade de Referência de Saúde do Trabalhador (Urest) de Ametista do Sul é referência especializada para o município sede e as cidades vizinhas de Cristal do Sul, Iraí e Planalto. O local, criado em 2013, possui uma equipe multidisciplinar composta por médico pneumologista, fonoaudiólogo, enfermeiro, técnico em enfermagem e técnico em segurança do trabalho. O serviço realiza o acompanhamento das questões de saúde dos trabalhadores da região, com destaque para os garimpeiros, que representam a maior força de trabalho desse território.
A atuação da unidade tem contribuído para prevenir o adoecimento relacionado ao trabalho e facilitar o acesso dos trabalhadores à rede de saúde quando necessário. Em 2014, foram 245 notificações de silicose na região, que é uma reação inflamatória no pulmão causada pela inalação do pó de sílica. Em 2018, esse número caiu para apenas 12, quanto neste ano foram 8 até o momento.
Além dos equipamentos recebidos, a Urest também conta mensalmente com repasses do Governo do Estado para a manutenção do serviço.
Fonte: Ascon Secretaria Saúde