Terça, 13 de Agosto de 2019 às 14:22
A V edição do Concurso do Vinho Colonial e Artesanal de Ametista do Sul aconteceu neste sábado, 10 de agosto de 2019. O evento visa valorizar a agricultura familiar, incentivar os vitivinicultores, propiciar a promoção de vinhos de boa qualidade e promover uma integração entre agricultores, técnicos, consumidores e a comunidade em geral, demonstrando as potencialidades locais.
Segundo a equipe do escritório municipal da Emater de Ametista do Sul, o evento possui três categorias, branco, rose e tinto, e neste ano contou a participação de 13 produtores, os quais tiveram 21 amostras avaliadas.
Sua idealização e organização é promovida através das parcerias entre Ascar/Emater escritório de Ametista do Sul, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ametista do Sul e a Comunidade da Linha São Rafael, tendo como apoio Sicredi e Creluz.
O assistente técnico regional da Emater Gaspar Antônio Scheid, o enólogo Giovani Sganzerla e o médico, que é apreciador e colecionador de vinhos, Sabino Berton, foram os avaliadores, que observaram os critérios: análise visual (limpidez e aspecto), análise olfativa (intensidade, nitidez e qualidade) e análise gustativa (intensidade, nitidez, qualidade e persistência).
O Prefeito Gilmar da Silva esteve presente no evento e destacou a importância do mesmo. “A Administração não mede esforços para incentivar a vitivinicultura local, por isso entendemos que atos como esse servem para valorizar nosso produtor. Muito bom saber que a cada ano mais produtores estão empenhados em participar, trazendo seu produto para análise, isso é uma forma de ampliar conhecimento e aprimorar a produção”, apontou Gilmar.
Confira quem foram os vencedores:
Categoria vinho branco
1° lugar: Ivandrio Stasczak
2° lugar: Odacir Zuffo
3º lugar: Nereu Fontana
Categoria vinho rose
1° lugar: Odacir Zuffo
2° lugar: Francisco Fontana
3° lugar: Pedro Paulo Fontana
Categoria vinho tinto
1° lugar: Odacir Zuffo
2° lugar: Ildo Alba
3° lugar: Francisco Fontana
Fotos: Josias Marques / In Foco RS
Fonte: Assessoria de Imprensa