Segunda, 08 de Julho de 2019 às 21:48
Na tarde desta segunda-feira, 08 de julho de 2019, deu-se início o primeiro ciclo de atividades do projeto: Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos. O mesmo foi planejado pelo Poder Público, através do Departamento de Meio Ambiente – DEMMA, com o apoio da equipe do escritório municipal da EMATER. Ele foi submetido e aprovado pelo fundo de desenvolvimento regional da cooperativa Sicredi, fundo filantrópicos de incentivo a projetos de desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Para sua execução, foram adquiridas 57 bombonas que serão instaladas na forma de composteiras em residência de famílias sorteadas em área urbana e rural. Esta atividade tem como objetivo o incentivo a separação dos resíduos a fim de viabilizar a coleta seletiva implantada no Município no início de 2018. A primeira instalação ocorreu na propriedade rural da família Rosa. A quem interessar será disponibilizado um lista para encomenda das bombonas na Secretaria da Agricultura.
- Compostagem é um processo que transforma resíduos orgânicos, através da decomposição natural, em adubo de qualidade para hortas e qualquer tipo de cultivo. A implantação das composteiras é um processo simples, rápido e fácil, além disso, requer um pequeno espaço. Com essa técnica estima-se que uma família pode reduzir em mais de 70% o resíduo gerado em seu dia a dia. Afirma a Bióloga do Departamento Ambiental Municipal, Deisy B. Gonçalves.
Fonte: Assessoria de Imprensa