Sexta, 07 de Junho de 2019 às 11:32
Sabe-se que a população de idosos está aumentando em todo o mundo. No Brasil não é diferente, pesquisas mostram o aumento da expectativa de vida da população brasileira e, com isso, também há um aumento na preocupação social com o bem-estar físico e psicológico desses indivíduos.
A atividade física na terceira idade, contribui para o bem-estar mental, pois, o exercício é um intensificador natural do humor, com a liberação de endorfina durante a prática faz com que as pessoas sintam-se bem, melhorando assim seu bem-estar emocional, autoestima e qualidade de vida. A atividade física cria vínculos sociais e diminui o risco de depressão. Também previne o combate a doenças como hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, problemas de coração e pulmões, ao mesmo tempo em que fortalece o sistema muscular, diminuindo assim o risco de quedas e facilitando os movimentos dos braços, pernas e tronco.
O envelhecimento é acompanhado de uma diminuição gradual da massa muscular, mais conhecida como sarcopenia. A atividade física é uma excelente maneira de retardar a sarcopenia e melhorar o tônus muscular.
Definitivamente, a atividade física regular ajuda a diminuir os efeitos do envelhecimento sobre os músculos e a função cardiorrespiratória, melhorando a qualidade de vida e aumentando a expectativa da mesma em condições saudáveis e de autonomia. Sempre com a supervisão de um profissional evitando provocar efeitos contrários aos que se pretende.
Portanto sabendo da importância da atividade física para a saúde das pessoas, e preocupados com isso a Secretaria de Assistência Social do município disponibiliza aulas para os grupos de terceira idade todas as terças e quintas-feiras, atendendo até o momento cerca de 50 idosos, sendo que essas aulas são ministradas por profissionais especializados na área.
As aulas são ministradas por Francieli Colussi Camargo graduada em educação física e pós-graduada em Interdisciplinariedade, Atendimento Educacional Especializado, Gestão Escolar e Psicopedagogia. E auxiliada pela acadêmica de educação física Raquel Toledo.
Fonte: Assessoria de Imprensa