Sexta, 09 de Junho de 2017 às 00:00
A pavimentação asfáltica da ERS 591, no trecho entre os municípios de Frederico Westphalen e Ametista do Sul, foi tema de uma reunião na URI/FW esta semana. Na quarta-feira, 07 de junho, o Diretor-Administrativo da Universidade, professor Clovis Quadro Hempel recebeu os prefeitos de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso e de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, acompanhados do Vice-prefeito Sergio Colussi e dos secretários municipais Alaércio Piovesan, da paste de Esportes de Ametista do Sul e Luis Paulo Kranken, da Administração de Frederico Westphalen. O encontro se deu em razão do interesse dos municípios nas obras de pavimentação asfáltica no trecho entre o distrito de Castelinho, de FW e o município de Ametista do Sul. A busca pela Universidade se deu em razão da parceria existente entre as prefeituras e a instituição e com o objetivo de verificar a possibilidade do curso de Engenharia Civil desenvolver o projeto. Segundo o professor Willliam Cadore, Coordenador do curso, que participou do encontro na companhia do também professor Rodrigo Klamt, “na reunião o prefeito Gilmar da Silva relatou que o Departamento Autônomo de Estrada e Rodagem - DAER não possui projeto para o referido trecho, o que se acreditava existir. E segundo o órgão esse foi um dos motivos para que até hoje não tenha sido alocado recurso. Por isso, os gestores municipais precisam apresentar o mais breve possível um projeto completo para inserir nas dotações de recursos para o próximo ano”. O professor explica como a URI poderia viabilizar o projeto: “Em todas as etapas. Contudo, pelo tempo ser reduzido para o desenvolvimento do mesmo, os municípios farão a contrapartida do levantamento topográfico, que é a primeira etapa do processo”. Para sua realização, é necessário ainda, que todas as informações sobre o relevo, planimetria e altimetria sejam apresentadas. Depois é possível que a URI/FW desenvolva as seguintes etapas: - Projeto geométrico: traçado correto de curvas, elevações, inclinações de pista; - Projeto de drenagem: tão importante quanto os demais, é necessário para o perfeito escoamento da água da pista de rolamento; - Projeto de infraestrutura: verificação de pontos necessários para corte e aterro ou nivelamento, assim como verificação de capacidade suporte da base (solo); - Superestrutura: Complementar ao de infraestrutura, constituído de reforço da base e base comumente chamada de asfalto; - Orçamento e cronograma: etapa final do projeto. Quanto ao tempo para desenvolver o projeto, o professor explica que uma vez de posse da topografia, a previsão é de que seja realizado até outubro de 2017. De acordo com o Coordenador, o curso de Engenharia Civil tem na essência o trabalho com a infraestrutura, por isso o projeto envolverá no mínimo seis professores e 10 estagiários.
Fonte: Assessoria de Imprensa