Sexta, 31 de Agosto de 2018 às 11:47
“O turismo é uma área que emprega rapidamente, e oferece retorno financeiro muito rapidamente, por isso é um setor a ser explorado”
Foi com este depoimento que Nestor Tissot, ex-prefeito de Gramado/RS deu início a explanação sobre sua experiência enquanto gestor da cidade que desponta como ponto turístico mais desejado pelos brasileiros.
O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 30 de agosto de 2018, no auditório da prefeitura Municipal de Ametista do Sul, reunindo em torno de 100 pessoas, entre prestadores de serviços do setor de turismo, vereadores, secretários municipais e lideranças locais.
Tissot destacou que o turismo era visto como algo duvidoso em Gramado, algumas pessoas já visitavam o local, porém com pouca exploração. Mas, a visão foi mudando após alguns investimentos na área, e quando a população abraçou a ideia, observando que poderia crescer financeiramente. “É importante destacar que investir em turismo não significa abandonar outros ramos, como agricultura, indústria e afins, é preciso entender como a realidade local pode contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade, tudo vem a somar”, aponta.
Ele afirma que a região do Médio Alto Uruguai tem um potencial turístico fantástico, com diversidade de exploração. Assim, é preciso que os municípios sejam parceiros, criem roteiros que induzam o visitante a permanecer mais tempo, pernoitando nos hotéis, consumindo e movimentando a economia.
- Outro fator a ser observado é a cordialidade, pessoas felizes e receptivas, que façam o turista se sentir em casa, já que são eles que vão consumir, gerar renda para sua cidade, é fundamental o bom atendimento. Outra questão que não abrimos mão é da limpeza dos espaços, e das cores, jardins floridos, muito verde e gramados, fazem toda diferença em uma cidade turística, dá um aspecto de alegria, leveza nos ambientes. Precisamos nos policiar com os mínimos detalhes, cuidar dos espaços públicos, abordar o turista com atenção, entender seus desejos e necessidades. Destaca Nestor.
Ainda, declara que o turismo se faz com segurança e saúde. Para receber bem o visitante o município precisa estar preparado. “A população precisa estar bem, com saúde, para atender os visitantes, e por consequência a cidade ter a estrutura adequada para acolher o turista em casos de urgência e emergência”, conta.
A noite foi norteada de conhecimento, e troca de ideias. O público pode sanar dúvidas, abrindo novos olhares para a realidade em que vive e entendendo um pouco mais sobre os aspectos positivos desse setor.
- Para sermos uma cidade turística, não podemos nos acomodar, é preciso inovação, trazer novas propostas de visitação, para que as pessoas sintam vontade de conhecer, retornar para o local, movimentando a economia, garantindo empregos e crescimento. O turismo não para, mesmo em épocas de crise, sempre tem pessoas com dinheiro para viajar, conhecer lugares e gastar. É nisto que, enquanto cidade turística, devemos pensar e acreditar que o turismo é um negócio importante e rentável. Finaliza o ex-prefeito de Gramado.
Fonte: Assessoria de Imprensa