Quinta, 09 de Agosto de 2018 às 22:16
Um projeto focado ao turismo indígena na região vem sendo discutido por lideranças de Ametista do Sul, Planalto e por representantes da comunidade indígena de Planalto. A proposta do projeto é viabilizar a reabertura do Centro Cultural Indígena, as ocas gigantes, nas margens da RS 324, na aldeia de Pinhalzinho, em Planalto.
Tal iniciativa, visa colocar em funcionamento o Centro Cultural, garantir espaço para apresentações da cultura indígena e oferecer possibilidade de comercializar artesanato kaingang e guarani. Em parceria com o Instituto Eco Sustentável, a proposta visa integrar o local nas rotas a serem apreciadas pelos visitantes, para que possam desfrutar de um espaço que resgate os costumes e tradições daquela comunidade.
Em março um encontro já havia acontecido em Ametista do Sul. Na tarde desta quarta-feira, 08 de agosto de 2018, uma nova reunião foi promovida, desta vez em Planalto, quando lideranças foram recebidas pelo Prefeito Antonio Carlos Damin, Vice-Prefeito Gabriel Olkoski, a Secretária Adjunta de Indústria, Comércio e Serviços, Ana Cecilia de Toni, e o Secretário de Administração Geferson Giacobbo. O Assessor de Turismo de Ametista do Sul, Paulo Silas Germano, que integra a equipe responsável pela reativação do centro, esteve presente. Também participaram da conversa lideranças indígenas, o Presidente Jairo de Paula, o Secretário Setembrino Jacinto, o Tesoureiro Ivanir Picolli e o líder do grupo de dança Ademir Zaias.
Para o Assessor Paulo o encontro foi produtivo, boas ideias fluíram. “Estamos em tratativas para a reativação do centro e implantação do turismo indígena em nossa região, para que possamos agregar ainda mais cultura aos nossos visitantes”, aponta.
Fonte: Assessoria de Imprensa