Segunda, 09 de Julho de 2018 às 21:39
Municípios concluem levantamento topográfico do trecho entre Ametista do Sul e Frederico Westphalen. As próximas etapas do projeto serão desenvolvidas pela URI.
Os cerca de 10 quilômetros – 3,2 do Distrito de Castelinho até a ponte e 6,8 da ponte a Ametista do Sul, na ERS 591, teve mais uma etapa concluída para o desenvolvimento dos projetos de pavimentação asfáltica.
Desde o ano passado, os prefeitos de Ametista do Sul, Gilmar da Silva e de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, estão se mobilizando. O primeiro passo foi um pedido de autorização para elaboração de um convênio entre Estado e Município para doação do projeto técnico de pavimentação junto ao Daer - Departamento Autônomo de Estrada e Rodagem. Para auxiliar, os gestores entraram em contato com professores do Curso de Engenharia Civil da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, câmpus Frederico Westphalen.
Desse modo, a primeira ação para o desenvolvimento do projeto de trafegabilidade, foi o levantamento topográfico. Após a empresa responsável entregar o projeto as Administrações, o mapa da área foi repassado a URI, no último dia 09.
Participaram do ato, o Prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, Vice-prefeito Sergio Colussi, Secretária do Turismo, Mauricia Schmidt Gheno e o Presidente da Câmara dos Vereadores, Laury Ribeiro, juntamente com representantes da URI, a Diretora Geral, Silvia Canan, Diretor Administrativo Clovis Hempel, professores do curso de Engenharia Civil, William Cadore e Jean Ricardo Favaretto, além do Prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso e Secretário da Administração, Luiz Paulo Franken.
De acordo com o professor William Cadore, o curso de Engenharia Civil dará sequência as etapas básicas do projeto, tais como, os projetos geotécnico, geométrico, de drenagem, superestrutura e orçamento. “Recebemos o levantamento topográfico, que é a condição inicial de uma leitura do que se constitui o trajeto. Por meio deste, conseguimos observar as correções em curvas, elevações ou depressões, tudo isso, para regularizar e suavizar o trecho de forma adequada. Não é possível estipular um prazo, no entanto, após o estudo pela equipe, poderemos prever a quantidade de horas que serão desprendidas para a execução dos projetos. Assim, faremos uma reunião com os Municípios, repassando um cronograma”.
O Prefeito Gilmar da Silva destacou que esse é um grande projeto e beneficiará toda região. “Mais um importante momento foi realizado visando a constituição da obra de ligação asfáltica entre Ametista do Sul e Frederico Westphalen. Com muita alegria recebemos o projeto, que comporta todo levantamento topográfico, do trecho entre Ametista do Sul a Castelinho. Aos poucos todas as etapas vão sendo concluídas, esperamos em breve termos mais notícias positivas. Parabenizamos o excelente trabalho realizado pela equipe da URI, sob a coordenação do professor William Cadore”.
Fonte: Assessoria de Imprensa