Sexta, 22 de Junho de 2018 às 10:08
Nesta quinta-feira, 21 de junho de 2018, aconteceu no município de Pinhal, o Seminário Regional de Agroindústrias. Estiveram representando o município de Ametista do Sul, a Bióloga Deisy Brasil Gonçalves, a Fiscal Sanitária, Maria Clezenir de Carvalho, a Extensionista Rural Social da Emater, Tatiane dos Santos, e os agricultores familiares, Neiva Compagnoni e Ismael Berlatto.
O evento foi estruturado com uma proposta de trabalho voltada para a importância das agroindústrias familiares e o desenvolvimento regional. Ainda, tendo como resgate o processo histórico das agroindústrias e apresentação do diagnóstico da realidade atual das mesmas em nossa região. Os painéis contaram com a participação de representantes da Seapi, Admau, Emater, IFFar, Coordenadorias Estadual de Saúde, Sebrae, Senar e URI, onde trabalhou-se sobre questões ambientais, sanitárias, serviços de inspeções e questões de tributações e mercado.
Segundo a Bióloga da Secretaria Municipal da Agricultura, Deisy Brasil Gonçalves, o Seminário foi um grande evento que agregou muito conhecimento. “Pode-se discutir a respeito dos processos de implantação e desenvolvimento de agroindústrias, principalmente, considerando os aspectos ambientais e sanitários. Além disso, ressaltou-se o indispensável apoio dos órgãos públicos e da comunidade a esses empreendedores, visto que é de suma importância esse tipo de negócio para os mesmos”, apontou Deisy.
Para a Fiscal Sanitária, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Ametista do Sul, Maria Clezenir de Carvalho, “o evento foi direcionado a um público bem diversificado, sendo explanado o tema de agroindústrias como um todo, dando a esses pequenos empreendimentos uma direção desde a produção até a comercialização. As mesas de discussões foram bem pontuais no assunto, que foi o eixo da temática. Há uma identificação de várias dúvidas das agroindústrias, desde a quem se reportar para a formalização destas. O debate foi excelente, mas necessitamos ainda de muitas discussões para uma melhor orientação aos produtores. Como fiscal sanitária, é de muito interesse a saúde e segurança alimentar, por isso integramos eventos desse porte”, destaca Maria.
A Extensionista Rural da Emater, Tatiane dos Santos, frisa que o Seminário se configurou em um momento importante para discussão dos desafios encontrados pelos agricultores familiares que tem interesse em implantar uma agroindústria, e também, para os que já a possuem. “A legislação que inclui as questões ambientais, sanitárias e de inspeção, precisam ser discutidas frequentemente, e a participação dos técnicos, agricultores e poder público foi muito produtiva’, comenta Tatiane.
O Município de Ametista do Sul possui uma agroindústria de origem vegetal legalizada, a qual processa geleias de forma artesanal. Localizada na Linha São Valentim da Gruta, a Agroindústria de Geleias São Valentim, comercializa seus produtos nos mercados da região, também através do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, fornecendo para a merenda escolar.
Também, com a Implantação do SIM - Serviço de Inspeção Municipal, o Município terá em funcionamento nos próximos dias a Agroindústria de Embutidos Berlatto, que contará com o processamento da carne suína, e com a inspeção irá comercializar seus produtos para os mercados municipais.
As potencialidades de implantação de agroindústrias no Município são grandes, contando com políticas públicas que fomentam assistência técnica, e com possibilidade de fazer parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar- PEAF.
Fonte: Assessoria de Imprensa