Quinta, 07 de Junho de 2018 às 20:13
Em 05 de junho comemora-se o dia Mundial do Meio Ambiente. A celebração da data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais, bem como, mostrar a importância da preservação dos recursos naturais.
Assim, durante essa semana muitas atividades voltadas para a Educação Ambiental estão sendo realizadas em Ametista do Sul. Na tarde desta quinta-feira, 07 de junho de 2018, aconteceu mais um momento marcante, com ações realizadas na comunidade da Linha São Valentim da Gruta.
Durante as atividades do Plano de Ação Artesanato e Geração de Renda no Meio Rural, que é executado em uma parceria entre o Escritório Municipal da Emater e a Sicredi Alto Uruguai, através do Programa Sicredi Mulher, desenvolveu-se uma ação promovida pela bióloga do Departamento Ambiental, Deisy Brasil Gonçalves, que explanou sobre temáticas ambientais. Deisy destacou a importância da preservação dos recursos naturais, as Áreas de Preservação Permanente - APP, o uso inadequado dos solos, o impacto da utilização indiscriminada de agrotóxicos, principalmente no meio rural. Também, falou sobre a valia do CAR - Cadastro Ambiental Rural para as propriedades rurais, bem como, do licenciamento das atividades agrícolas e potencialmente poluidoras.
- O debate buscou promover a conscientização em relação ao papel social de cada um, para a promoção da sustentabilidade. Considerando que, em razão da necessidade da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece e esta tendo bastante destaque no calendário municipal, pois, é fundamental que seja trabalhado mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários. Frisou a bióloga Deisy.
Dando continuidade, a Extensionista Rural Social Tatiane dos Santos, ressaltou a importância ambiental da separação dos resíduos sólidos para a coleta seletiva no município de Ametista do Sul. Ainda, divulgou sobre a campanha que teve início nesta segunda-feira, 04, e que encerra no dia de amanhã, 08, - Campanha Descarte Ecológico-, em que ocorre o recolhimento de pilhas e baterias de celulares. “Tal ação visa contribuir para que esses materiais, tão nocivos à saúde, sejam recolhidos, acondicionados e encaminhados para empresas que prestam esse trabalho de descarte ecológico”, comentou Tatiane.
Fonte: Assessoria de Imprensa