Domingo, 06 de Maio de 2018 às 21:27
A fim de prevenir a população contra o vírus da gripe A (Influenza), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 23 de abril, a campanha de vacinação na Unidade Básicas de Saúde (UBS). A intenção é imunizar 1.835 pessoas até o dia 01 de junho.
Receberão a vacina crianças de 6 meses até no máximo 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais (idosos tem que estar completo os 60 anos para receber a vacina, quem vai completar 60 anos esse ano não tem direito), trabalhadores da área da saúde, professores da área pública e privada, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas, população provada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas, mediante pedido médico para fazer a vacina ou exames que comprove.
Todos devem apresentar a carteira de vacinação para facilitar o atendimento e registro da mesma. A vacina é gratuita em todos os casos e para o público adulto é indicada dose única. Já as contra-indicações restringem-se às pessoas que possam ter alguma espécie de alergia aos seus componentes.
- Estamos promovendo a campanha e o apelo é que toda a população-alvo seja vacinada. Temos inicialmente 1.220 doses, as demais unidades estão para chegar. Pretendemos vacinar 100% do grupo prioritário, para que eles possam estar imunes aos três vírus da gripe que a vacina protege. Explicou o Secretário da Saúde, Delmir Potrich.
Conforme destaca a Técnica de Enfermagem Cassiane Fátima Triz, ela que atua na imunização como vacinadora, “o “Dia D” da campanha será realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, em 12 de maio. Durante todo o sábado o posto de saúde estará aberto para esta ação, estimulando a todos, mesmo os que trabalham durante a semana, a se imunizarem”, desta a servidora.
Fonte: Assessoria de Imprensa